quarta-feira, 21 de maio de 2008

Cartografia radar do polo norte do planeta vermelho revela o seu passado

sonda norte-americana Mars Reconnaissance Orbiter (MRO)





Uma cartografia radar do pólo norte de Marte revelou novos detalhes sobre a formação da calote glaciar e a história termal do planeta vermelho, segundo trabalhos publicados quinta-feira.
Utilizando os dados fornecidos por radares a bordo da sonda norte-americana Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), Roger Phillips, do Instituto de Pesquisas de Boulder, no Colorado, conseguiu determinar que a calote do pólo norte do planeta se compõe de quatro camadas de gelo, cheias de areia e pó. Estas camadas são separadas por placas de gelo muito mais puro, explica o cientista, principal autor deste estudo publicado na revista Science de hoje.Os investigadores atribuíram a formação destas camadas à variação da órbita de Marte ao longo dos anos e consideram que a calote glaciar se formou num período de cinco milhões de anos. Este estudo revelou também que o peso da calote de gelo e de sedimentos misturados não deforma a camada sedimentar em profundeza, o que deixa supor que esta crosta é muito sólida e deve ter uma espessura de mais de 300 quilómetros.
A região do pólo norte de Marte faz parte de uma enorme bacia sedimentar testemunha de mais de três mil milhões de anos de depósitos e de erosão de gelo, pó, lava vulcânica e outros materiais de composição variável.

Sem comentários: