quinta-feira, 17 de abril de 2008

ESA recruta novos astronautas na Europa

Com os astronautas da ESA a trabalharem no laboratório Columbus, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e com o sucesso da missão ATV, o primeiro dos veículos de transferência de carga automatizados da ESA, que ao acoplar na ISS permitiu o fornecimento de carga variada, nomeadamente de mantimentos frescos à estação, as actividades de voos tripulados da ESA estão definitivamente a entrar numa nova era.

Está na hora da ESA procurar novos talentos e reforçar o seu corpo de Astronautas para futuras missões tripuladas à ISS, à Lua e mais além.

A Agência Espacial Europeia entrou para a história dos voos espaciais tripulados em 1978, data em que foi realizada a primeira selecção de astronautas, seguiu-se em 1983 a primeira missão ao laboratório espacial Spacelab. Entretanto os preparativos para o projecto do laboratório Columbus da ESA envolveram uma segunda selecção de astronautas em 1992.

O processo global de selecção terá início na segunda-feira 19 de Maio, seguindo normas e procedimentos previamente estabelecidos:

  1. 1) Selecção: o primeiro passo para a candidatura formal será efectuado online, em www.esa.int/astronautselection.
  2. 2) Os candidatos terão que apresentar um certificado médico, o mesmo que é exigido aos pilotos particulares, tendo esse exame que ser realizado por um médico perito em medicina aeronáutica certificado pelas autoridades aeronáuticas nacionais.
  3. 3) Os candidatos terão de passar por duas fases de avaliação de aptidão psicológica e profissional, que incluem testes profissionais, comportamentais e cognitivos.
  4. 4) Avaliação médica: este processo inclui um exame clínico a realizar por médicos e especialistas clínicos do sector aeronáutico, testes laboratoriais de despistagem e outros procedimentos especiais.
  5. 5) Entrevista formal: como potenciais membros da equipa de pessoal da ESA, os candidatos a astronautas serão submetidos a uma avaliação profissional adicional por parte de um comité de selecção da ESA.
  6. 6) As nomeações finais serão oficialmente anunciadas em 2009.

Os candidatos seleccionados passarão a integrar o Corpo Europeu de Astronautas e iniciarão a sua formação básica no Centro Europeu de Astronautas (ESA-EAC) em Colónia, na Alemanha.

A ESA necessita de renovar e de aumentar o Corpo Europeu de Astronautas, com vista a poder realizar com êxito os seus programas presentes e futuros. Neste âmbito a Agência decidiu dar início a um processo de selecção e recrutamento de novos astronautas. Convidamos os candidatos provenientes dos 17 Estados Membros (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) a apresentarem as suas candidaturas.

Sem comentários: