quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cientistas da NASA identificaram o mais pequeno buraco negro conhecido


A gravidade de um buraco negro é tão forte que nada, nem mesmo luz, pode escapar o seu alcance.
Os astrónomos nunca poderão encontrar no universo o buraco negro mais pequeno, mas chegaram perto em resultados divulgados em 31 de março. Nikolai Shaposhnikov e Lev Titarchuk, que trabalham na NASA's Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, Md., ter identificado o mais pequeno buraco negro conhecido do universo. Este buraco negro pesaria o mesmo que 3,8 astros do tamanho do nosso sol.
O Sol é uma enorme astro, e pode conter mais de um milhão de planetas Terra.Um astro que pesa o mesmo que 3,8 astros do tamanho do sol poderia parecer bastante, mas seria uma ninharia quando comparado com todos os outros buracos negros conhecidos. Anteriormente, o menor buraco negro conhecido pesa cerca de 6,3 astros do tamanho do sol, e alguns buracos negros têm milhares de milhões de vezes o tamanho do nosso sol.

O novo recorde pertence ao buraco negro conhecido como XTE J1650, formado no centro de uma estrela a morrer. O núcleo da estrela era um gigante reactor nuclear, gerando energia, transformando elementos leves como o hidrogénio em elementos mais pesados, como oxigénio. Mas eventualmente, o reactor ficou sem combustível e parou o seu funcionamento. O núcleo colapsou devido à sua própria gravidade e formou um buraco negro.
Astrónomos pensam que este processo pode formar buracos negros pequenos com cerca de 3 vezes o peso do nosso sol. Se o núcleo de uma estrela for ainda menor quando acaba o combustível, irá -se formar um outro tipo de astro, uma estrela de neutrões. Portanto, o buraco negro XTE J1650 não é apenas o menor buraco negro conhecido, aproxima-se do menor tamanho possível para um buraco negro.
Por incrível que pareça, equações de Albert Einstein previram que um buraco negro com 3,8 vezes a massa do nosso Sol teria apenas 24kilometros de diametro, seria do tamanho de uma cidade. "Isso faz com que o buraco negro seja um dos mais pequenos objectos descobertos fora do nosso sistema solar", diz Shaposhnikov.
Shaposhnikov e Titarchuk fizeram a sua descoberta usando NASA's Rossi X-ray Timing Explorer, um pequeno e barato satélite lançado no final de 1995. Rossi é capaz de fazer medições extremamente precisas do gás que rodava a volta do buraco negro. Por cronometrar o movimento do gás, os dois astrónomos foram capazes de medir a força do campo gravitacional do buraco negro, o que lhes diz o quanto ele pesa.

Sem comentários: