
Esta imagem, obtida através do radar da Cassini instrumento, mostra corpos líquidos perto do pólo norte de Titã. As imagens mostram que muitas das características comuns com os lagos na Terra, tais como ilhas, baías, enseadas e canais, também estão presentes. Eles oferecem uma forte evidência de que os maiores corpos observados nas imagens infravermelhos são, na verdade, mares. Estes mares são provavelmente constituídos por de metano e etanol no estado líquido.
Há mais de duas décadas, que os cientistas têm debatido sobre a existência de líquidos em Titã e, em caso afirmativo, onde eles seriam localizados. Observações Pré-Cassini dos anos 1980 indicava que algo na superfície Titã estava a reabastecer a atmosfera com metano.
Um oceano global foi, em tempos hipótese. Posteriormente, lagos ou mares foram preditas. A descoberta de numerosos lagos perto do pólo norte de Titã pelo radar da sonda Cassini em Julho de 2006 confirmou a última ideia, e indica uma aparente preferência dos líquidos para se localizarem próximo do pólo norte.
Estas novas observações do pólo norte mostram como estes lagos são generalizados, e revelam, pelo menos, um corpo líquido que pode ser justamente chamado de mar. Estes mares cobrem uma área cerca de
Sem comentários:
Enviar um comentário