quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Iluminar as noites lunares


Painel Solar e Fuel Cell


Dentro dos próximos vinte anos, as pessoas irão novamente explorar o vasto terreno lunar. Desta vez, vamos para construir um posto avançado permanente onde iremos realizar investigação científica, aprender a viver fora da terra, e testar novas tecnologias para futuras missões a Marte e mais além.
Durante o dia, painéis solares irão gerar electricidade para os habitantes, sistemas de apoio à vida, rovers, sistemas de comunicações e outros equipamentos. Mas as noites lunares duraram até 334 horas em alguns lugares. Mesmo no pólo sul da Lua, o sol nunca nasce. Montanhas e colinas impedem o sol de alcançar a superfície, e a noite banha a lua na obscuridade total por mais de 100 horas.
Glenn Research Center da NASA em Cleveland está a conduzir um esforço para desenvolver sistemas que possam armazenar energia para uso durante as longas e frias noites lunares. A solução pode ser uma pilha de combustível que o sistema foi inicialmente concebido para um avião solar-eléctrico de alta altitude.
Em 2005, o engenheiro eléctrico Bents David e a sua equipa em Glenn criou a primeira fuel cell totalmente fechada e regenerativa que alguma vez funcionou. Embora a tecnologia nunca foi implementada no avião, Glenn e a sua equipa estão a compilar informações valiosas do projecto enquanto projectam uma nova geração de fuel cells para a lua.

Como funciona:

As Fuel Cells combinam a partir de um tanque de hidrogénio e oxigênio do ar para produzir electricidade, calor e água. A fuel cell regenerativa também funciona em sentido inverso, utilizando electricidade para dividir a água em hidrogênio e oxigênio, que serão transformados outra vez em agua produzindo mais calor e electricidade.
"O que torna a nossa Fuel Cell regenerativa é o circuito fechado que é completamente selado", disse Bents. "Nada entra e nada sai, com excepção da energia eléctrica e calor residual. O hidrogênio, oxigênio produzem água como produto que será reciclado, uma e outra vez."
Em outras palavras, ao invés de utilizar o oxigênio do ar como outras fuel cells regenerativas, o sistema de ciclo fechado re-utiliza o oxigênio da água extraída. Que o torna ideal para uso na Lua, onde não há oxigênio.
"Na lua, iriamos começar com um tanque de água. Utilizar-se-ia os painéis solares para produzir hidrogênio e oxigênio durante o dia e, em seguida, usar o hidrogênio e oxigênio para gerar electricidade durante a noite, quando não há sol", disse Bents . "Idealmente, se nada estragar, ele poderia funcionar para sempre sem ser reabastecidos."
O sistema é muito semelhante a uma bateria recarregável, mas pode armazenar quatro a seis vezes mais energia do que uma bateria do mesmo peso.


Retirado de nasa.gov

1 comentário:

Anónimo disse...

sao lindos os vocos posts!